Skip to main content

Todos os estudantes, docentes e investigadores, sem nacionalidade de um país da União Europeia, que pretendam estudar, trabalhar ou realizar períodos de investigação em Portugal, necessitam de obter um visto numa agência da AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo mais próxima da sua área de residência (consulta aqui: https://aima.gov.pt/pt/lojas-da-aima-aima-stores a informação sobre a nossa rede AIMA).

A consulta do portal da AIMA é essencial na obtenção do visto de residência e /ou cartão de autorização de residência para estudantes, investigadores, mobilidades, voluntariado e estágios.

I Estudantes – Curso Completo

Com conclusão do processo de matrícula e inscrição, bem como, com o pagamento dos respetivos dos valores, os estudantes recebem uma Carta de Aceitação, que devem apresentar no momento do pedido de visto.

II Estudantes de Mobilidade (Estudos ou Estágios)

Com a aceitação do plano de estudos/ estágio pelo coordenador de mobilidade, os estudantes recebem uma Carta de Aceitação, que devem apresentar no momento do pedido de visto.

III Professores/ Investigadores

As Universidades / Institutos Ensino Lusófona, enviarão, sempre que solicitado, uma Declaração de Matrícula (por email e/ou correio regular).

A Carta de Aceitação deverá ser anexada aos documentos solicitados pela AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo, aquando do pedido de visto.

Importante:
  1. É da responsabilidade dos requerentes a recolha e a preparação de todos os documentos solicitados pelos serviços consulares;
  2. Todos os custos associados aos pedidos de visto são da responsabilidade dos requerentes;
  3. A avaliação dos processos de pedido de visto, a sua validação e a emissão dos vistos é, da exclusiva responsabilidade dos serviços consulares.

Todas as informações oficiais sobre vistos, podem ser consultadas na página da AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo.